Tratamentos Específicos para Gestantes

Tratamentos Específicos para Gestantes

Durante o período gestacional, a mulher além de estar sensível e suscetível a alterações psicológicas, experimenta muitas mudanças em seu corpo como: retenção hídrica (inchaço), aparecimento de cãibras e manchas na face e aréola, dores na coluna, punhos e pernas, aumento do cansaço e falta de ar, ganho excessivo de peso e gordura localizada nas nádegas, coxas, abdome, braços e mamas, surgimento de varizes e estrias, rachaduras na aréola, mamilo retrátil, diástase do músculo reto abdominal e etc. Durante o período gestacional há um aumento na produção hormonal, responsável por várias modificações estruturais, musculares e psicológicas. Alguns dos hormônios essenciais na gravidez são responsáveis pela tendência de reabsorver o sódio, levando a retenção hídrica (retenção de liquido), podendo ocorrer aumento de 30% a 50 % do volume sanguíneo, com isso, temos a capacidade de reter em nosso organismo um volume de até 8 litros acima do normal. O ganho de peso total pode variar muito de mulher para mulher. Pode ocorrer o aparecimento de cãibras, manchas na face e aréola, dores na coluna, punhos e pernas, aumento do cansaço e falta de ar, ganho excessivo de peso e gordura localizada nas nádegas, coxas, abdome, braços e mamas, surgimento de varizes e estrias, rachaduras na aréola, mamilo retrátil, diástase do músculo reto abdominal e etc. Para amenizar todos estes sintomas, a fisioterapia estará auxiliando através das seguintes técnicas: – Drenagem linfática manual – É um tipo específico de massagem, que tem como objetivo redirecionar a linfa para os capilares e então para os gânglios linfáticos. São realizados movimentos lentos e suaves por todo o corpo, sendo totalmente indolor. Sua ação principal é a diminuição da retenção de líquidos, oxigenação e nutrição das células, e eliminação de toxinas.

A DRENAGEM LINFÁTICA PREVINE E TRATA AS COMPLICAÇÕES DECORRENTES DA GESTAÇÃO, AUXILIANDO NO ALIVIO DE PROBLEMAS CIRCULATÓRIOS, MUSCULARES E OUTROS PROBLEMAS RELACIONADOS A MUDANÇAS HORMONAIS, TAIS COMO ENXAQUECA. INSONIA, CONSTIPAÇÃO INTESTINAL, CANSAÇO, ALEM DE PROPORCIONAR RELAXAMENTO A GESTANTE.

Reflexologia Podal
É uma terapia que utiliza pressões estimulantes em pontos específicos encontrados nas solas dos pés. A massagem é realizada nas áreas reflexas dos pés, estimulando o sistema imunológico e outros mecanismos de auto-equilíbrio orgânico. Pois nos pés encontramos uma relação de reflexos que descrevem exatamente todas as condições de saúde do homem, esses pontos descrevem o estado em que se encontram os sistemas do corpo, como os sistemas muscular, ósseo, nervoso, circulatório e os diversos órgãos do corpo.

Hidratação da pele
É um processo de hidratação e nutrição da pele por meio de produtos indicados para cada tipo de pele, com o objetivo de restabelecer o equilíbrio, deixando-a macia e suave

Exercícios específicos
São exercícios de alongamento e relaxamento, prescritos para gestantes, Estes exercícios melhoram a circulação na região pélvica, preparando-a para um possível parto normal. Além disso, auxilia no alívio e na prevenção de dores lombares e na região sacro-ilíaca.

Acupuntura (saiba +)

R.P.G. (Reeducação Postural Global) (saiba +)
É uma técnica fisioterapeutica que propõe uma visão global do organismo, objetivando reequilibrar as cadeias musculares através de posturas que devem ser trabalhadas a partir de uma avaliação minuciosa a cada inicio de sessão.

ANTES DE INICIAR CADA TRATAMENTO, A GESTANTE SERÁ AVALIADA POR UMA EQUIPE DE FISIOTERAPEUTAS QUALIFICADAS, ONDE SERÁ REALIZADA A MONITORAÇÃO DE ALGUNS SINAIS VITAIS (frequência cardíaca, Pressão arterial, Frequência respiratória), E APÓS ESTE PROCESSO, É ESCOLHIDO O TRATAMENTO A SER REALIZADO.