A toxina botulínica, é um complexo protéico purificado, de origem biológica, obtido a partir da bactéria Clostridium botulinum. Para fins médicos, é utilizada uma forma injetável da toxina botulínica purificada. Quando aplicada em pequenas doses, ela bloqueia a liberação de acetilcolina (neurotransmissor responsável por levar as mensagens elétricas do cérebro aos músculos) e, como resultado, o músculo não recebe a mensagem para contrair.
Na medicina estética a toxina botulínica tem sido utilizada para tratamento de rugas de expressão, sorriso deprimido, e também para tratamento de hiperidrose palmar e ou axilar. O efeito começa após 24 horas da aplicação e é bem notável após 3 dias.
Usado em pequenas doses, não é prejudicial à saúde, a dose usada para fins estéticos é de 25 a 50 unidades.
A técnica consiste em injetar a substância no músculo cuja hipertrofia e tônus provoca o aparecimento das rugas. Assim se obtém uma paralisia temporária (obviamente, de músculos desnecessários), com o desaparecimento das rugas mais leves e atenuação das mais profundas.
Além do excelente resultado, apresenta como vantagens a rápida aplicação, com pouca dor e o retorno do paciente as atividades diárias logo após o procedimento.